JaciraJacira Jacinto da Silva

Advogada, Presidente da CEPA – Associação Espírita Internacional

O Congresso da CEPA 2020 será realizado com um ano de atraso, mas vai acontecer em alto estilo!

O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.

Michael Jordan

Em tempo de olimpíadas vale lembrar a importância da somatória de forças em prol de um grande objetivo. A frase que elegi como epígrafe deste texto refere-se a uma competição esportiva, mas se aplica perfeitamente a qualquer grande realização. Bastaria pensar no conjunto de esforços que leva um atleta a uma posição destacada para se ter noção da importância da dedicação conjunta para determinada ocorrência.

Já havíamos tomado as primeiras iniciativas para a realização do Congresso da CEPA – 2020, o primeiro a se realizar no continente Europeu. Elegemos a sede, escolhemos a Comissão Organizadora e passamos a dedicar bom espaço das reuniões bimestrais do Conselho Executivo da CEPA para a elaboração teórica do Congresso. Várias decisões já estavam em andamento; o vice-presidente Juan Torrijo criou a arte, decidimos a temática principal e várias decisões resultaram do fabuloso trabalho realizado pela Comissão Organizadora, presidida por David Santamaria, quando, ao final de 2019, começou a pandemia.

O hotel estava reservado e novas providências deveriam ser tomadas. Em princípio demos um tempo, acompanhando atentamente as novidades; logo veio a ansiedade, afinal, a data se aproximava e não poderíamos mais esperar. Decidimos, então, adiar, inicialmente para o primeiro semestre de 2021, depois não houve mais dúvida, haveria de se adiar por um ano e fixamos a data para outubro do ano de 2021. Novas angústias foram aparecendo com a crise aguda na pandemia a partir de março deste ano, até que decidimos realizar um Congresso inteiramente virtual. Quando as circunstâncias exigem, temos de nos adaptar, querendo ou não.

Felizmente, ninguém faz um trabalho dessa envergadura sozinho. Claro que as maiores preocupações ficaram para a Comissão Organizadora, mas, felizmente, a experiência, a serenidade e a responsabilidade do presidente da comissão organizadora, tornou as decisões menos complexas, pois compartilhou, ouviu sugestões, fez inúmeras mudanças, sempre atento às necessidades do momento.

Estamos praticamente prontos para realizar o XXIII Congresso Internacional da CEPA, hipoteticamente em Salou – Espanha, mas concretamente contando com a participação de muita gente que não precisará sair de suas casas para engrandecer este evento, desfrutar de todas as conferências e se envolver, tanto quanto seja possível, no clima do Congresso. Vamos discutir “o espiritismo frente aos desafios humanos” e teremos a grande oportunidade de conhecer o trabalho extraordinário de muitos companheiros que vêm se dedicando, estudando e se esforçando para dar a sua contribuição para a construção de um mundo melhor.

São muitos os problemas enfrentados pela comunidade encarnada no planeta terra atualmente, e acreditamos firmemente que esses desafios são de todos nós. Ainda que alguns países enfrentem maiores dificuldades, sofram a carência de desenvolvimento e todas as consequências que dessa pobreza generalizada resultam, inquestionavelmente muitos temas contemplados pelos conferencistas serão extremamente valiosos a todos, independentemente do local em que vivam.

Há diferenças imensuráveis entre as carências dos países mais pobres – como a fome, a insalubridade, a escassez de tratamento de saúde, de moradia e de educação, para ficar em alguns poucos exemplos – e os países desenvolvidos; não obstante, todos os ocupantes do planeta terra são de alguma forma afetados pelo desequilíbrio na distribuição dos bens da terra, sendo premente a necessidade de vencer o conceito, impróprio e socialmente construído, da palavra raça. Caso se considere justificável ainda o uso dessa palavra entre humanos, unicamente servirá para se referir à raça humana. Sabe-se que está longe o dia em que venceremos o preconceito e a discriminação enraizados milenarmente em nossa estrutura, mas o dever de quem conhece a filosofia espírita é lutar para superar essa fase tão primitiva da civilização.

Nosso Congresso acontecerá em alto estilo, contando com conferencistas da Europa, da América Central e da América do Sul. Todos estão convidados para questionar e debater os temas expostos, visando ampliar a nossa capacidade de enfrentar todos os desafios humanos para este Século XXI; o único pré-requisito é o interesse em participar.

O evento é gratuito e esperamos que todos possam desfrutar, ensinar e aprender, enriquecendo demais as conclusões finais do XXIII Congresso Espírita da CEPA – Associação Espírita Internacional entre 8 e 12 de outubro. A inscrição pode ser feita em www.cepainternacional.org .

Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta