AdemarAdemar Arthur Chioro dos Reis

Assessor Especial da Presidência da CEPA

Desde que o mundo foi assolado pela mais grave crise sanitária dos últimos 100 anos, nossos modos de viver foram profundamente modificados. Em pouco mais de 18 meses, cerca de 180 milhões de pessoas foram infectadas pelo novo corona vírus e quase 4 milhões morreram em decorrência da Covid-19 em todos os países. Luto e tristeza pelos parentes e amigos que partiram precocemente se espalharam em todos os lares. Economias, empregos e sonhos foram destruídos. Tempos sombrios, profundamente difíceis, mas que também têm sido palco de gestos de solidariedade, produção cotidiana de exemplos de altruísmo e empatia,tanto por parte dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente como por aqueles que se dispõem a servir e colaborar das mais distintas formas. Nunca o conhecimento científico e tecnológico foi tão desafiado para a produção de vacinas, dispositivos e cuidados médicos em prazos ínfimos e magnitude como os que temos observado.

Cada um de nós foi chamado a cumprir sua parte. Mudamos hábitos, privamo-nos do contato presencial com nossos amigos e familiares. Ficamos em casa, saímos o mínimo possível, e quando necessário de máscaras. Nosso lema foi o de colaborar, responsável e pacientemente, por meio da promoção do distanciamento físico.Nossas organizações espíritas, por exemplo, fecharam temporariamente suas portas. Muitas atividades foram interrompidas, mas fomos capazes de instituir outras formas de atuação e convivência para o estudo e divulgação do espiritismo.

Enquanto isso, vivemos a expectativa de que os laboratórios consigam aumentar a produção de imunizantes para que seja possível, o mais breve possível, vacinar as populações com cobertura suficiente para garantir a interrupção da transmissão do vírus e promover a imunidade coletiva. É momento, também, de exigir equidade, para que todos os povos, e não apenas os que vivem nos países centrais e mais ricos, tenham direito e acesso às vacinas.

Enquanto esse momento tão almejado de retorno à normalidade não chega, somos desafiados a encontrar outras formas de convivência, de estudo e trabalho, explorando as potencialidades das redes sociais e dos aplicativos de comunicação virtual que até então usávamos para outros fins.

Em todo esse período o Conselho Executivo da CEPA esteve ativo e conectado, sob a liderança de nossa presidenta Jacira Jacinto da Silva, envolvido na realização de diversos encontros e atividades virtuais, no lançamento dos três primeiros livros da primeira série da “Coleção Livre-Pensar: espiritismo para o século XXI” e, é claro, na organização do próximo congresso internacional da CEPA, que estava programado para ser realizado em 2020.

Foi em função das dificuldades decorrentes da pandemia e das incertezas em torno da perspectiva de um cenário de retorno à normalidade, que o Conselho Executivo da CEPA decidiu adiar o XXIII Congresso Espírita da CEPA, que será agora realizado de 8 a 12 de outubrode 2021. Trata-se do primeiro evento efetivamente de caráter mundial, desde que a CEPA deixou de ser uma instituição pan-americana, e que em decorrência das condições sanitárias e das incertezas em relação ao controle da pandemia de Covid-19 será ineditamente realizada de forma virtual.

A Comissão Organizadora, formada por companheiros vinculados à CEPA na Espanha, presidida por David Santamaria, do Centro Barcelonês de Cultura Espírita, foi desafiada a se reinventar para organizar um evento com características inovadoras.

Com apoio do Conselho Executivo da CEPA, todas as providências estão sendo tomadas para garantir aos participantes uma plataforma amigável, de fácil acesso, para que possam acompanhar todas as atividades previstas na programação do XXIII Congresso. A CEPA tem a firme intenção de celebrar esse Congresso virtual com o mesmo entusiasmo e dedicação como se tratasse de um evento presencial. Afinal, estão previstas variadas mesas redondas, painéis e conferências, além de atividades artísticas e culturais, que tratarão do tema central do Congresso a partir da abordagem de temas diversos, conduzidas por estudiosos espíritas laicos e livre-pensadores, oriundos de países das Américas e Europa, que trarão suas contribuições a partir de diferentes áreas de conhecimento e pesquisa.

Se é verdade que o formato virtual não proporciona a desejada e insubstituível troca de abraços e afetos, só possível na dimensão presencial, poderá ensejar a oportunidade de ampliar imensamente a participação de muitos companheiros espíritas que, em função de limites oriundos de condições físicas, de obrigações com trabalho e estudo ou mesmo econômicas, tão afetadas em tempo de crise, estariam impossibilitados de irem à Espanha para participar do XXIII Congresso. Permitirá, ainda, a oportunidade de comemorarmos virtualmente os 75 anos de existência da CEPA, uma história voltada ao estudo e defesa do espiritismo genuinamente kardecista, laico, progressista e livre-pensador.

Por isso, todos devem fazer desde já inscrições e reservar suas agendas para que entre os dias 8 e 12 de outubro possam estar virtualmente ligados a esse imperdível encontro com a cultura e a filosofia espírita.

Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta