jon azpuruaAdemar Arthur Chioro dos Reis

Assessor Especial da Presidência da CEPA

De 9 a 12 de outubro de 2020, em Salou, província de Tarragona (Espanha), distante cerca de 110 Km de Barcelona, será realizado o XXIII Congresso da CEPA – Associação Espírita Internacional, tendo como tema central: “O espiritismo e os problemas humanos”.

Trata-se do primeiro Congresso da CEPA realizado em outro continente, já que todos os anteriores, desde a criação da CEPA, em 1946, foram realizados nas Américas. Consolidam-se, assim, as importantes mudanças estatutárias aprovadas no XXII Congresso, realizado em Rosario (Argentina), em 2016, quando a Confederação Espírita Pan-Americana (CEPA) passou a constituir-se como uma organização mais ampla e horizontalizada, de caráter intercontinental, integrada por pessoas e instituições de todo o mundo.

Vale lembrar que a “marca” CEPA foi mantida, passando nossa instituição a se denominar CEPA – Associação Espírita Internacional, sendo, portanto, a sucessora da Confederação Espírita Pan-Americana.

O XXIII Congresso da CEPA está sendo organizado por um sólido e qualificado grupo de espíritas vinculados à CEPA na Espanha, pertencentes a instituições de distintas regiões espanholas, que compõe a Comissão Organizadora, presidida por David Santamaria Planas, do Centro Barcelonês de Cultura Espírita. O planejamento do evento conta, ainda, com o apoio dos membros do Conselho Executivo da CEPA, que têm se dedicado com prioridade à sua organização.

O Congresso é um marco na consecução dos objetivos da CEPA, pois permite promover e difundir o conhecimento do espiritismo, a partir do pensamento de Allan Kardec, seu fundador, sob uma visão laica, livre-pensadora, humanista, progressista e pluralista. Permite, ainda, promover, estimular e acompanhar esforços voltados à atualização permanente do espiritismo, tarefa que a CEPA considera fundamental e inadiável. Trata-se, também de uma grande oportunidade de promover a integração entre espíritas e instituições espíritas de todos os continentes que se afinizam com os objetivos da CEPA ou que desejam conhecê-la, já que se trata de um evento aberto àqueles que desejarem conhecer a CEPA e suas ideias.

Na programação, que em breve será anunciada em detalhe, consta a realização de conferências, mesas redondas, painéis, apresentação de trabalhos no Fórum de Temas Livres, lançamento de livros e autógrafos, além de diversas atividades culturais e confraternizativas. Será realizada, ainda, a Assembleia Geral da CEPA para eleição do Conselho Executivo da entidade para o quadriênio 2020-2024.

O evento contará com a participação de renomados estudiosos, pesquisadores e divulgadores do espiritismo kardecista, laico, progressista e livre-pensador. Delegações de diversos países já estão sendo organizadas, tendo expectativa de presença de espíritas da Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Guatemala, Cuba, Porto Rico, México, EUA, Espanha, França, Portugal, entre outros países.

Vivemos uma conjuntura global marcada por incertezas. O desenvolvimento científico, tecnológico e informacional, a globalização da economia e dos mercados, e tantas outras mudanças produzidas no mundo até essas duas primeiras décadas do século 21 não foram capazes de resolver problemas históricos da humanidade, como a fome, a miséria, a brutal desigualdade social, a intolerância religiosa e étnica, a exploração do trabalho humano e dos recursos naturais, a violência sexual, de gênero, entre outros. Aportaram, contudo, novos problemas e desafios.

Neste contexto é fundamental que possamos analisar os problemas humanos em profundidade, observando aportes teóricos, conceituais e vivenciais de distintos campos do conhecimento humano, mas oferecendo a contribuição oriunda da filosofia espírita. Uma concepção do homem e do mundo centrada na perspectiva da existência do espírito, da imortalidade, da reencarnação como dispositivo para evolução intelectual e moral – dos indivíduos e das coletividades – pode contribuir com elementos substantivos para o processo civilizatório da humanidade, numa perspectiva planetária.

Para a CEPA, enfrentar os problemas humanos, superá-los e construir uma sociedade mais justa, solidária e fraterna, que viva em paz e seja capaz de garantir a vida e a dignidade como um direito de todos, independente da classe social ou em que país se viva, é um dever de todos aqueles que habitam esse planeta. Não se trata de tarefa a ser atribuída à “espiritualidade” ou que se pretenda resolver por meio de uma pretensa “reforma íntima”, realizada de forma solitária e alienadora.

Somos, como bem disse J. Herculano Pires, coconstrutores do universo. Esta é nossa tarefa inadiável. É no (e pelo) mundo que poderemos trilhar nosso caminho evolutivo.

Pois bem, é sobre essa perspectiva, e com disposição de tomar os problemas humanos como objeto de estudo e ao mesmo tempo de intervenção, que escolhemos como tema central para o XXIII Congresso da CEPA “O espiritismo e os problemas humanos”.

A CEPA espera a todos de braços abertos na Espanha, em nosso XXIII Congresso. Falta menos de um ano para sua realização e mais informações poderão ser obtidas no site da CEPA: www.cepainternacional.org .

Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta