Uma importante parceria para pesquisar Kardec

A Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF – promoveu no último dia 1º de setembro importantíssimo evento com vistas ao resgate de aspectos da biografia de Allan Kardec (1804/1869), fundador do espiritismo. Foi o lançamento do portal http://projetokardec.ufjf.br , que contou com a apresentação de estudos acadêmicos de pesquisadores do Brasil e da França.

Segundo um dos coordenadores do Projeto Allan Kardec, o Professor Klaus Chaves Alberto, daquela universidade, “o portal reúne cartas escritas ou recebidas por Kardec, além de material de trabalho, como textos reflexivos e preces que ele escrevia de próprio punho”. O projeto, certamente o mais importante até hoje realizado sobre Allan Kardec, reúne 13 pesquisadores, da UFJF, do ITA, da Unicamp e do IF Sudeste MG, e mais 20 colaboradores. Por ocasião do lançamento, Klaus informou que o portal “permitirá o acesso público a centenas de manuscritos originais de Allan Kardec, nunca publicados, e se tornará a principal fonte primária para estudos sobre o fundador da filosofia espírita”.


A história do projeto

O projeto resultou do convênio entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Fundação Espírita André Luiz (FEAL). A FEAL, que sedia o Centro de Documentação e Obras Raras (CDOR), é responsável pela manutenção do acervo físico e sua digitalização, enquanto a UFJF se responsabiliza pelo armazenamento digital, publicação e análise. O trabalho de transcrição e tradução é feito em parceria pela UFJF e FEAL, contando com a ajuda de pesquisadores de diversas instituições. A maior parte do acervo esteve por muitos anos com o pesquisador Silvino Canuto de Abreu (1892/1980) cuja família confiou sua guarda à FEAL. Esta, graças à parceria, possibilitou à UFJF viabilizar sua divulgação a todos os interessados, mediante o convênio com a UFJF.

O lançamento do portal contou também com a participação do escritor Marcel Souto Maior, autor do livro “Kardec – a Biografia”, e da antropóloga francesa Marion Aubrée. Já no dia do lançamento, cerca de 2.000 pessoas acessaram o portal, buscando os primeiros manuscritos ali inseridos. O acesso é gratuito.

Repercussão e importância

O escritor espírita Wilson Garcia registrou em seu blog - www.expedienteonline.com.br – no mesmo dia do lançamento que “mais de 2 mil visualizações comprovam que o evento era de fato ansiosamente aguardado. Para Garcia, “a recepção pela Universidade Federal de Juiz de Fora do acervo demonstra a clareza mental a respeito do trabalho científico, que deve estar acima de interesses pessoais e grupais, para atender ao interesse maior da sociedade. Ciência que impõe restrições ao conhecimento não é ciência na acepção do termo, mas política das piores”.

Já para o Professor Klaus, da UFJF, “o projeto tem como meta se tornar referência para pesquisas em todo o mundo sobre o tema”. Para ele, “Kardec é muito conhecido no Brasil por esse viés religioso”, no entanto, “existe um crescente número de estudos acadêmicos no Brasil e no exterior, em diversas áreas do conhecimento, que abordam sua vida, suas obras ou mesmo o contexto de suas investigações no século XIX”.

Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta