EM RESPEITO AO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

Em 8 de janeiro de 2023, extremistas inconformados com os resultados das eleições livres e democráticas realizadas no Brasil e reconhecidas internacionalmente, rebaixaram-se ao nível mais sórdido de criminalidade na tentativa de estabelecer o caos e implantar um golpe de estado no Brasil, invadindo, depredando e dilapidando a sede dos Três Poderes constituídos: o Congresso Nacional, sede do legislativo; o Supremo Tribunal Federal, a mais alta corte jurídica do país; e o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República.

Os graves e lamentáveis acontecimentos registrados em Brasília, para além da destruição do patrimônio público e cultural de valor inestimável e irreparável, afrontam sobretudo uma das mais importantes conquistas da civilização: o Estado Democrático de Direito.

Essa minoria de vândalos ensandecidos proporcionou a reprodução do roteiro de barbárie observado há dois anos no Capitólio, em Washington, em janeiro de 2021, quando um grupo violento também contestou o resultado das eleições norte-americanas. Os mesmos objetivos, motivos e métodos foram colocados em prática por extremistas brasileiros que tentaram aplicar um golpe na democracia e destruir as suas instituições.

Esse episódio reflete um fenômeno que poderá se manifestar, em diversas formas, em outros países. As duras lições a partir da experiência recente vivida nos EUA e agora no Brasil devem servir de alerta. Há sinalizações eloquentes de avanços de forças e regimes autoritários em diversos países nos últimos anos que ferem direitos humanos e sociais e colocam em risco a democracia.

No passado, o silêncio da maioria resultou no Holocausto e na adoção de regimes autoritários sanguinários, alguns ainda remanescentes.

Um Estado Democrático de Direito se constrói e se mantém com instituições sólidas e garantidoras da paz social. Entendemos que é hora de bradar ao mundo o valor da paz, da liberdade, da justiça social e do respeito à democracia, que estão solidamente alicerçadas na Filosofia Espírita.

Os espíritas não podem se calar ou ignorar essa ignomínia.

A CEPA - Associação Espírita Internacional, que reúne espíritas livre-pensadores de vários países, manifesta o seu REPÚDIO aos atos terroristas de 8 de janeiro de 2023 e à tentativa de golpe de Estado no Brasil, bem como o seu APOIO IRRESTRITO às instituições democráticas e à defesa da preservação da liberdade de todo os povos do planeta.

Entende que é fundamental que as autoridades legalmente constituídas promovam, com a observância do devido processo legal, a rigorosa e exemplar apuração e punição de todos os autores dos diversos delitos, inclusive as autoridades envolvidas e os financiadores dos atos terroristas.

A CEPA defende a liberdade, a paz social e a democracia como valores fundamentais e conquistas civilizatórias, e se soma à voz de todas as instituições democráticas que visam construir bases sólidas de convivência harmônica e pacífica. Posiciona-se, assim, de forma contundente, perfilando ao lado das instituições democráticas e trabalhará sempre para construir um mundo mais justo, menos desigual, mais plural e, acima de tudo, solidário, pacífico e amoroso.

CONSELHO EXECUTIVO DA CEPA – ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA INTERNACIONAL

Janeiro de 2023

Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta