Livre Pensar – espiritismo para o século XXI

ademar
Ademar Arthur Chioro dos Reis
Assessor Especial da Presidência da CEPA
As transformações que a CEPA vem experimentando ao longo dos últimos anos vão muito além das que se referem às mudanças de nome, abrangência e caráter organizativo. A agora denominada CEPA - Associação Espírita Internacional, passou a congregar espíritas de todas as partes do mundo, contando inclusive com europeus em seu conselho executivo, e irá realizar seu próximo Congresso na Espanha, em 2020. Deixou definitivamente de ser uma entidade confederativa para se transformar numa entidade-movimento, de pessoas e organizações, unidas em torno de laços de afeto e do espiritismo compreendido enquanto uma doutrina kardecista, humanista, progressista, laica e livre-pensadora.

Tais mudanças, entretanto, embora extremamente relevantes, não são suficientes para contribuir com o projeto de fortalecimento do espiritismo laico e livre-pensador e conectá-lo às exigências que se apresentam em pleno século XXI.

Um dos objetivos principais contidos nas “Diretrizes Estratégicas da Gestão da CEPA 2016/2020” é o de desenvolver e difundir o espiritismo kardecista, progressista, laico e livre-pensador. Para tanto, uma das estratégias propostas, e que agora ganha vida, é a de produzir materiais didáticos e literários, a serem divulgados por todas as mídias disponíveis, visando permitir o desenvolvimento do livre-pensar espírita.

É nesse sentido que o Conselho Executivo da CEPA, em parceria com o Centro de Pesquisa e Documentação Espírita (CPDoc), uma instituição formada por pensadores espíritas de várias partes do Brasil, desenvolveu um ambicioso projeto que começa a tomar corpo a partir deste ano: a coleção Livre-Pensar – espiritismo para o século XXI.

Esta coleção tem por finalidade apresentar, de forma sintética, porém sem prejuízo da precisão conceitual, os posicionamentos teóricos do espiritismo laico e livre-pensador, que tem se desenvolvido no Brasil, nas Américas e na Europa nos últimos anos, e se caracteriza por ser um outro olhar, contemporâneo, sobre o espiritismo fundado por Allan Kardec em 1857, a partir da publicação de sua obra magistral, O Livro dos Espíritos, e de sua institucionalização e popularização em vários cantos do planeta.

À medida que foi se disseminando, o espiritismo submeteu-se a processos de absorção e miscigenação ao conjunto de saberes e às práticas religiosas e sociais próprias do contexto cultural de cada sociedade e de cada época. No caso do Brasil, por exemplo, o processo histórico encontrado pelo espiritismo resultou na formação de mais uma religião de caráter cristão, em prejuízo dos princípios de racionalidade e livre pensamento propostos por Allan Kardec nos primórdios do espiritismo. O espiritismo, a bem da verdade, tornou-se uma religião menor, secundarizada perante as religiões cristãs hegemônicas.

Daí a necessidade, para os espíritas reunidos em torno da CEPA, de uma releitura do pensamento espírita, na tentativa de resgatar a generosa e potente proposta de Allan Kardec, que buscava construir uma filosofia espiritualista, laica, livre-pensadora, humanista e progressista, características fundamentais que precisam ser retomadas para que o espiritismo possa acompanhar o progresso dos conhecimentos, da ética e da espiritualidade no mundo contemporâneo.

Com esta coleção, a CEPA pretende apresentar alguns temas fundamentais de espiritismo sob a perspectiva dessa releitura.

Visa, com isso, ao esclarecimento do público espírita em geral e daqueles que se interessam pela temática espírita a respeito desta proposta de espiritismo que, por vezes, tem sido muito mal compreendida pelos próprios espíritas, gerando divergências e controvérsias, nem sempre baseadas no diálogo fraterno e alteritário.

Na coleção serão apresentados, de forma clara, concisa e precisa, um conjunto de temas introdutórios fundamentais sobre doutrina e movimento espírita que permitirão ao leitor uma compreensão abrangente desse olhar contra-hegemônico do pensamento espírita.

A primeira série da coleção tratará, sob a perspectiva espírita laica e livre-pensadora, de temas como Deus, imortalidade da alma, mediunidade, reencarnação, evolução dos espíritos, da matéria e dos mundos, ética e moral e, naturalmente, sobre Allan Kardec, o fundador do espiritismo. Outras séries estão sendo planejadas pelo Conselho Editorial da Coleção.

Pretende-se, a partir dos temas priorizados que constituirão a coleção e o caráter didático e conciso da publicação, oferecer aos estudiosos e divulgadores do espiritismo, bem como para aqueles que se dedicam à organização de cursos, palestras e coordenação de grupos de estudos, um importante material de referência e apoio às atividades didáticas.

Os autores, intelectuais e pensadores espíritas vinculados à CEPA, que vivem em diversas partes do mundo, serão convidados para, individualmente ou em dupla, exporem suas ideias sobre os temas propostos.

Esta iniciativa ajudará a contribuir com o sadio debate e reflexão sobre temas importantes do espiritismo e será uma das mais importantes realizações do Conselho Executivo da CEPA na gestão liderada pela nossa companheira Jacira Jacinto da Silva, mas que será desenvolvida ao longo dos próximos anos com os esforços de muitos companheiros comprometidos com o pensamento espírita e com a CEPA.

Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta