imagem1

Por Herivelto Carvalho


O nome de Naum Kreiman é lembrado na Argentina como o mais importante pesquisador da Parapsicologia. Seus estudos também promoveram um forte intercâmbio entre a filosofia espírita e a nova ciência dos fenômenos psíquicos. Nascido no dia 22 de março de 1919, no povoado de Villa Clara, província de Entre Rios, ainda criança, mudou-se junto com seus pais para Buenos Aires onde realizou

seus estudos escolares e universitários.

Seu interesse pelos fenômenos psíquicos e mediúnicos começou quando ainda era um jovem de pouco mais de vinte anos, no âmbito do movimento espírita. Kreiman, nesta época, buscava encontrar no aspecto experimental do Espiritismo a base para o seu desenvolvimento filosófico. Nesse ínterim, em 1940, juntamente com os argentinos Hugo Nale e Humberto Mariotti foi um dos autores de uma proposta encaminhada a diversas entidades espíritas do Continente Americano, contendo um roteiro para apreciação e debate, buscando um consenso sobre temas que abordavam as relações do Espiritismo com a moral, a filosofia, a sociologia e a ciência em geral. O mesmo documento continha ainda um projeto, que contando com o aval da diretoria da Confederação Espírita Argentina, previa a fundação da Federação Espírita das Américas (FEDA), uma nova entidade representativa do movimento espírita pan-americano.

No entanto, naquele momento, o projeto da nova entidade não pôde ser concretizado devido às dificuldades ocasionadas pelo transcurso da Segunda Guerra Mundial. A ideia foi retomada, alguns anos depois, pela comissão organizadora do I Congresso Espírita Pan-americano da qual Kreiman também foi integrante. O congresso foi realizado, em 1946, na cidade de Buenos Aires, quando ocorreu a fundação da CEPA, instituição que assumiu as metas e os objetivos atribuídos à FEDA.

Neste mesmo congresso, Kreiman apresentou uma proposta sobre a atualização e o aperfeiçoamento epistemológico do aspecto científico do Espiritismo, intitulada “La ciencia espírita”.

Naum Kreiman também é lembrado como um dos pioneiros da pesquisa parapsicológica na Argentina. Suas primeiras atividades como pesquisador espírita e psi tiveram início no grupo mediúnico da Sociedad Espiritista Víctor Hugo, a partir de 1945, onde realizou suas primeiras experiências sobre fenômenos envolvendo telepatia e psicocinese.

Participou ativamente do quadro de sócios da Confederación Espiritista Argentina (CEA), atuando por um período como diretor de seu periódico oficial, a revista La Idea em 1954. Nas páginas desta revista, Kreiman divulgou os resultados de suas pesquisas realizadas com vários médiuns de sociedades espíritas de Buenos Aires sobre a identificação dos espíritos, além de propor a aplicação no meio espírita de novos métodos de investigação dos fenômenos espíritas baseados na metodologia de J. B. Rhine. Instituiu ainda, na sede da CEA, cursos de Parapsicologia e Psicologia Paranormal, onde foram realizados experimentos de Percepção extrassensorial utilizando cartas Zener com a participação dos cursistas.

Em 1956, associou-se ao Instituto Argentino de Parapsicologia onde pode participar de novas pesquisas em parceria com outros dois nomes que figuram na história da CEPA: Postiglione e Fernandez.

Em 1963, fundou o periódico científico Cuadernos de Parapsicologia , que somente foi descontinuado com o falecimento de Kreiman, em 2003. Esta publicação reunia artigos baseados nas suas próprias experiências bem como os de autoria de outros pesquisadores da parapsicologia mundial, traduzidos para o espanhol.

imagem2

                                                      Kreiman realizando pesquisas parapsicológicas com as cartas zener

Na sua vida pessoal foi casado com Dora Ivnisky, companheira que se tornou grande colaboradora em suas pesquisas científicas e nas atividades de manutenção da revista Cuadernos de Parapsicología.

Depois de uma vida inteira dedicada a ciência dos fenômenos psíquicos e espirituais, Kreiman partiu para a pátria espiritual no dia 1º de agosto de 2003.

Provavelmente, Naum Kreiman foi o pesquisador que, com mais afinco, buscou um caminho para a integração epistemológica entre o Espiritismo e a Parapsicologia tanto na fundamentação teórica quanto no uso da metodologia em experimentos que relacionavam mediunidade, telepatia, estudos sobre os sonhos e percepção extrassensorial. O seu legado consiste num aprofundamento do suporte experimental que permitiu ao Espiritismo conhecer novas possibilidades de investigação da dimensão espiritual e da natureza da consciência humana.

Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta