Por Herivelto Carvalho

imagem1 Advogado, escritor, promotor cultural, político, jornalista e professor universitário, o venezuelano Pedro Alciro Barboza de la Torre deixou um grande legado intelectual ao seu país. Sua contribuição cultural foi notadamente reconhecida, por meio de diversas homenagens e condecorações que recebeu de diferentes instituições ao longo de sua vida. Do mesmo modo, sua atuação como espírita foi destacada, sendo considerado um dos principais nomes da história do Espiritismo latino- americano no século XX.

Filho de Pedro René Barboza e Angela María de la Torre Pachecho, nasceu em Maracaibo, no estado

venezuelano de Zulia, em 8 de novembro de 1917. Ao concluir o ensino primário, em apenas 5 anos, no Instituto Pestalozziano, foi enviado para o Colégio Nacional de Maracaibo, onde concluiu o ensino secundário. Durante sua vida estudantil, Pedro Alciro foi praticante de atletismo e futebol, bem como foi membro da Boy Scouts.

Depois de adulto, continuou atuando no movimento escoteiro, como Scout Master, tendo papel importante na administração do Comissionado Geral da Associação de Boy Scouts de Zulia.

Seus estudos universitários foram realizados em uma das mais prestigiadas escolas de ensino superior de seu país, a Escola de Ciências Políticas de Maracaibo, onde, em 1944, obteve o título de doutor em ciências políticas. Neste mesmo ano, estabeleceu-se, em sua cidade natal, como advogado.

Em 1945, retorna à instituição onde se formou para ocupar a função de professor universitário na cátedra de Sociologia. No ano seguinte, passa a integrar o corpo docente da Universidade de Zulia, instituição onde trabalhou por mais de 50 anos e ocupou diversos cargos, além da função de professor.

Deixou uma extensa obra sobre historiografia venezuelana, pedagogia, filosofia, ciências sociais, ciências políticas, direito e pedagogia. A obra de Pedro Alciro foi também muito importante para a consolidação da sociologia em seu país.

Na vida pessoal, Pedro Alciro foi casado, desde 1942, com Mary Pereira Arria com quem teve 2 filhas, Iris Marina e Alina Marina.

Desde muito jovem, manteve interesse por política, chegando, na década de 1940, a ocupar o cargo de deputado na Assembleia Legislativa do Estado de Zulia, além de outras funções na administração pública.

Pedro Alciro teve importante participação na maçonaria venezuelana, sendo reconhecido, igualmente nesse meio, como destacado orador, escritor e dirigente. Foi iniciado na ordem, em 26 de abril de 1947, na loja maçônica Regeneradores. Anos depois, tornou-se Grão-Mestre Adjunto na Grande Loja da República da Venezuela.

Como seu pai, Pedro René Barboza, era membro da Sociedade Espirita Kardeciana, Pedro Alciro cresceu em ambiente espírita e, ainda jovem, junto com seu irmão Estanislao, passou a atuar no movimento espírita venezuelano.

Seus estudos doutrinários lhe permitiram dedicar-se mais intensamente nas questões filosóficas e experimentais do Espiritismo, bem como nas relações da mediunidade com os demais fenômenos psíquicos. Na busca por ampliar seus estudos no campo científico, ao lado de vários companheiros de ideal espírita, fundou, em 9 de novembro de 1958, a Sociedade Venezuelana de Investigações Psíquicas.

Sua atuação como dirigente espírita foi muito importante para a organização do movimento venezuelano, pois foi um dos fundadores da Federação Espírita Venezuelana, estabelecida em Maracaibo, no dia 17 de abril de 1960. Também, na mesma cidade, foi o responsável pela fundação da Escola de Espiritismo León Denis, em 7 de abril de 1963, e da Livraria Espírita Venezuelana, em 25 de fevereiro de 1966.

A primeira participação de Pedro Alciro, no âmbito da Confederação Espírita Pan-Americana, ocorreu durante o VI Congresso Espírita Pan- americano, em outubro de 1963, realizado em Buenos Aires, Argentina, onde participou como chefe da delegação venezuelana e proferiu uma conferência pública com o tema “Aspectos sinóticos do Espiritismo”.

Mais tarde, na qualidade de delegado especial da CEPA, atuou como divulgador do ideal espírita pan-americano realizando conferências em diversos países da América Latina, onde destacamos sua grande influência na criação do Conselho Espírita de Relações, instituição organizadora do movimento espírita da Colômbia, que, em 1988, se tornou a Confederação Espírita Colombiana. Assessorou também, por muito tempo, a Confederação Espírita de Porto Rico.

imagem2

Pedro Alciro (de pé à direita) durante conferência pública em evento espírita realizado em Bogotá, Colômbia, em maio de 1970

Atuou ainda como organizador e presidente do VII Congresso Espírita Pan-americano, realizado em Maracaibo, em 1966. Em 1978, na mesma cidade, novamente organizou e presidiu o XI Congresso Espírita Pan- americano. Em 1990, participou do XV Congresso Espírita Pan-americano,

realizado em Caracas, ocasião em que foi eleito como o décimo Presidente da CEPA, para o mandato 1990-1993.

Como escritor espírita, sua obra contribuiu para uma melhor compreensão dos campos científico e filosófico do Espiritismo, das quais se destacam:Espiritismo para Católicos (1962),Organización de una Sociedad Espírita (1962),Espiritismo para Espiritistas (1963),Desarrollo de Mediums (1970),Repertorio experimental para la mediumnidad (1975),El Espiritista Dr. Enrique María Dubuc (1976),De la sombra del Dogma a la Luz de la Razón (1981),Cronología Espírita (1983) eComentario a la doctrina espírita (1983).

Pedro Alciro foi um espírita muito ativo, até seus últimos dias, pois, na ocasião de sua morte, aos 84 anos, ainda exercia o cargo de presidente da Sociedade Venezuelana de Investigações Psíquicas. Seu retorno à Pátria Espiritual ocorreu no dia 29 de junho de 2002, na cidade de Maracaibo.

Seu intenso trabalho em prol da divulgação e do fortalecimento do movimento espírita latino-americano foi motivado pela firme convicção de que somente com uma evolução cultural, no meio doutrinário, seria possível implantar no Espiritismo a determinação necessária para cumprir seus elevados desígnios.

Para os espíritas livres-pensadores, Pedro Alciro deixou um importante legado cultural ao difundir por sua obra e suas ações uma visão aprofundada do Espiritismo capaz de promover uma verdadeira transformação do ser, e que deverá, na atualidade, ser seguido e lembrado. Que a memória de Pedro Alciro Barboza de la Torre continue a nos inspirar!

Ainda não tem conta? Cadastre-se AGORA!

Entre na sua conta